A matriz de materialidade ESG identifica os temas ambientais, sociais e de governança mais relevantes para a empresa e para nossos stakeholders. Ela orienta nossas prioridades estratégicas ao destacar os assuntos que geram maior impacto no negócio e na sociedade.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte da Agenda 2030, um pacto global que orienta ações sociais, ambientais e econômicas para um futuro mais sustentável. Nossa materialidade está alinhada aos ODS mais conectados ao nosso negócio, reforçando nosso compromisso com práticas responsáveis e com a geração de valor para a sociedade.
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Cuidar do meio ambiente é um compromisso que vai além das obrigações — é uma escolha alinhada ao futuro que queremos construir. Nosso foco está em utilizar os recursos de forma responsável, buscar eficiência nos processos e reduzir impactos, contribuindo para um crescimento sustentável e equilibrado.
Desde 2022, realizamos o inventário de emissões dos gases de efeito estufa para identificar pontos de melhoria e reduzir nossa pegada de carbono. Com apoio de ferramentas especializadas, ampliamos o monitoramento para o escopo 3, incluindo a cadeia de fornecedores. Estamos aprimorando a coleta de dados, especialmente sobre deslocamento de colaboradores, para garantir informações mais precisas e estratégias mais eficazes de mitigação.
| Emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa em toneladas de CO²e | |||||
| Categoria | 2023 tCO₂e | 2023 tCO₂ Bio | 2024 tCO₂e | 2023 tCO₂ Bio | Comparativo 2023 e 2024 |
|---|---|---|---|---|---|
| Escopo 1 | 18.788 | 627 | 5.215 | 12 | -72% |
| Combustão móvel | 2.531 | 619 | 42 | 10 | -98% |
| Combustão estacionária | 65 | 8 | 13 | 2 | -79% |
| Emissões fugitivas | 16.192 | 0 | 5.160 | 0 | -68% |
| Escopo 2 - Localização | 2.279 | 0 | 2.915 | 0 | 28% |
| Aquisição de energia elétrica (localização) | 2.279 | 0 | 2.915 | 0 | 28% |
| Escopo 2 - Escolha de Compra | 297 | 0 | 0 | 0 | -100% |
| Aquisição de energia elétrica (escolha de compra) | 297 | 0 | 0 | 0 | -100% |
| Escopo 3 | 72.401 | 0 | 58.987 | 478 | -19% |
| Bens e serviços comprados | 46.459 | 0 | 35.061 | 0 | -25% |
| Bens de capital | 0 | 0 | 13 | 0 | - |
| Atividades relacionadas com combustível e energia não inclusas nos escopos 1 e 2 | 538 | 0 | 15 | 0 | - |
| Transporte e distribuição (upstream) | 10.484 | 0 | 10.796 | 0 | 3% |
| Efluentes líquidos | 374 | 0 | 187 | 0 | -50% |
| Resíduos gerados nas operações | 4.819 | 0 | 6.189 | 0 | 28% |
| Viagens a negócios | 756 | 0 | 160 | 0 | -79% |
| Emissões casa-trabalho | 5.543 | 0 | 3.192 | 478 | -42% |
| Bens arrendados (a organização como arrendatária) | 3.428 | 0 | 3.375 | 0 | -2% |
| Total de emissões em Ton CO²e (escolha de compra) | 91.486 | 0 | 64.202 | 478 | -30%% |
| As emissões do Escopo 2 são consideradas como nulas, devido à compra de energia limpa e certificada (I-RECs - International Renewable Energy Certificates). Não foram contabilizadas as emissões oriundas de lojas alocadas em shoppings, uma vez que a gestão de energia nesses casos é dos próprios shoppings. |
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Por meio do Programa de Energia Renovável, a Marisa tem adotado uma estratégia de transição energética focada no uso de fontes mais limpas e renováveis, como energia eólica, solar, hídrica e biomassa, incluindo Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Com isso, contribuímos para a redução de emissões de gases de efeito estufa e promovemos práticas mais alinhadas com a preservação ambiental.
Contemporaneamente, cerca de 86% da energia utilizada nas operações da Marisa são oriundas do Mercado Livre de Energia e certificada por meio de I-RECs, assegurando sua origem sustentável. Temos investido ainda, desde 2015, na modernização da iluminação de nossas lojas, substituindo sistemas convencionais por lâmpadas de LED, que consomem até 80% menos energia e possuem maior durabilidade. Além da economia e da sustentabilidade, essa transição também melhora a experiência dos clientes e colaboradores, proporcionando ambientes mais agradáveis e bem iluminados.
A água é amplamente utilizada na produção de roupas na cadeia de fornecedores do varejo de moda, por isso, o controle de licenças e os requisitos para captação e descarte de efluentes são atribuídos nos contratos firmados e mencionados no Programa de Conformidade de Fornecedores. Assim, cabe a nós o cumprimento dos processos de auditoria e gestão de riscos.
A maior parte de nossos resíduos é de natureza comum e segue para coleta municipal ou empresas especializadas. Nos Centros de Distribuição e no Escritório Central, garantimos rastreabilidade por meio de Manifestos de Transporte (MTR) e Certificados de Destinação Final (CDF). Também estabelecemos responsabilidades contratuais para assegurar conformidade na cadeia logística e de destinação.
Desde 2021, reduzimos significativamente o uso de embalagens plásticas. As peças deixaram de ser enviadas em pacotes individuais (com exceção de cores que exigem proteção) e diminuímos em 50% o uso de fita adesiva nas caixas de transporte. Essas mudanças reduziram impactos ambientais e tornaram nossos processos mais sustentáveis.
Fortalecendo nosso compromisso com a Economia Circular, iniciamos o projeto de Logística Reversa de papelão e plástico nas nossas, no qual os resíduos são recolhidos pela própria Marisa, enviados para segregação no Centro de Distribuição mais próximo e, posteriormente, para reciclagem. Além disso, estabelecemos parcerias estratégicas com fornecedores para otimizar a logística reversa.
Na Marisa, buscamos construir diariamente um ambiente de trabalho inclusivo, respeitoso e no qual todas as pessoas possam crescer e se desenvolver. Além disso, promovemos direitos fundamentais, como a liberdade de associação e a negociação coletiva. Por meio do Comitê de Gestão de Pessoas & ESG são desenvolvidas ações que reforçam o combate ao assédio e à discriminação e são incentivadas práticas éticas e responsáveis.
Em 2024, avançamos com a criação dos nossos grupos de afinidade abertos para todos os colaboradores da Marisa. Atualmente temos grupos com as temáticas “Mulheres”, “LGBTQIA+”, “Raça”, “Gerações”, “PCDs”.
Já em 2025, os grupos de afinidade da Marisa passaram por uma reestruturação, com o objetivo de ampliar sua visibilidade e garantir maior representatividade às vozes de seus membros. Foi criado um fluxo estruturado de comunicação, assegurando que as informações, propostas e discussões dos grupos sejam direcionadas ao Comitê de Gestão de Pessoas e ESG, fortalecendo a integração das iniciativas à estratégia corporativa. Como parte desse movimento, realizamos palestras conduzidas por consultoria especializada, trazendo referências externas sobre diversidade e inclusão, além de promover rodadas de diálogo internas com líderes de diferentes departamentos, convidados a se envolver ativamente nas reflexões e propostas levantadas pelos grupos, transformando ideias em ações concretas e compartilhadas.
Temos orgulho de ser uma empresa formado por cerca de 74% de mulheres e com 75% dos cargos de liderança ocupados por mulheres, uma representatividade que reflete o nosso compromisso com a diversidade e com o fortalecimento do papel feminino em todos os níveis. Essa relação é ainda mais significativa quando consideramos que nossa principal cliente é a mulher brasileira da classe C e sua família, cuja confiança e preferência nos motivam a oferecer produtos e serviços que atendam às suas necessidades e de sua família, com qualidade, estilo e custo-benefício.
Essa conexão autêntica com o universo feminino é um dos pilares da nossa cultura e guia nossas decisões estratégicas, desde o desenvolvimento de coleções até o aprimoramento da qualidade dos produtos oferecidos. Trabalhamos para ser uma marca que não apenas entende, mas também valoriza e empodera as mulheres, tanto na organização quanto no mercado de trabalho.
Reforçando esse compromisso, passamos a integrar iniciativas como os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) que amplia nossa presença em discussões relevantes e impulsiona a adoção de práticas voltadas ao desenvolvimento e valorização das mulheres. Em paralelo, os Grupo de Afinidade conduzem projetos que promovem inclusão e fortalecem a experiência feminina dentro da companhia.
Desde 2019, mantemos uma parceria com o Instituto Protea, organização que oferece apoio e tratamento para mulheres com câncer de mama, especialmente àquelas em situação de vulnerabilidade social. De 2019 a 2023, a Marisa já custeou 115 mamografias, 104 consultas de triagem, 103 ultrassonografias e 26 tratamentos completos.
Para saber mais, acesse: https://www.protea.org.br/cancer-de-mama-instituto-protea/
Na Marisa, cuidar das pessoas é mais do que um compromisso — é um valor. Pensando nisso, oferecemos um programa completo e gratuito de suporte social, disponível para todos os colaboradores e seus familiares. Esse programa foi desenhado para acolher diferentes necessidades, com serviços especializados que fazem a diferença no dia a dia:
- Apoio psicológico e emocional: orientação em situações de estresse, ansiedade, crises pessoais, violência doméstica e/ou familiar.
- Suporte à liderança: ajuda para gestores lidarem com colaboradores em momentos delicados, com empatia e responsabilidade.
- Perda PET: acolhimento emocional para quem enfrenta a dor da perda de um animal de estimação.
- Consultoria previdenciária: acompanhamento completo — da simulação do benefício até o agendamento e liberação.
- Orientação financeira: educação e planejamento financeiro pessoal e familiar, com foco em autonomia e equilíbrio.
- Apoio jurídico: esclarecimentos sobre temas como direito civil, da família, do consumidor, entre outros.
A estrutura de Compliance da Marisa é diretamente vinculada à presidência, garantindo autonomia, independência e acesso à alta administração. Suas atribuições incluem monitorar a efetividade dos mecanismos de integridade, zelar pelo cumprimento do Código Marisa de Conduta Ética e gerenciar o Canal de Denúncias, administrado por empresa externa para assegurar confidencialidade e proteção contra retaliações. Todos os fornecedores, colaboradores e parceiros estão sujeitos às diretrizes do Código, que promove ética, transparência e responsabilidade nas relações da companhia.
O Canal de Denúncias está disponível para colaboradores e clientes por meio do e-mail denuncia@marisa.com.br e do site www.canaldedenuncia.com.br/marisa. O sistema garante sigilo e anonimato, permitindo o relato de situações como fraudes, corrupção, assédio, discriminação, conflitos de interesse, vazamento de informações confidenciais e violações ao Código de Conduta e à legislação. Após o registro, cada caso recebe um protocolo para acompanhamento, sendo analisado pela área de Compliance com apoio de auditorias internas e externas. As medidas disciplinares variam de advertências até a rescisão contratual, conforme a gravidade, sempre em conformidade com a legislação vigente.
Nossas relações com fornecedores e prestadores de serviço são pautadas pela ética, pela transparência e pelas melhores práticas de governança corporativa. Contamos com políticas específicas para mitigar conflitos de interesse e fortalecemos parcerias baseadas na integridade e na responsabilidade compartilhada.
Para a seleção de parcerias, adotamos critérios de seleção que priorizam a dignidade e os direitos humanos, como a proibição do trabalho forçado e infantil, a eliminação de práticas discriminatórias, a promoção de ambientes seguros e saudáveis e o respeito à liberdade de associação. Também buscamos constantemente reduzir os impactos ambientais ao longo da cadeia de fornecimento.
Como medida preventiva, também diversificamos nossa base de fornecedores, garantindo que nenhum parceiro individual represente mais de 5% do volume total de insumos adquiridos. Essa rede conta com fornecedores nacionais, subcontratados e internacionais, distribuídos em diferentes regiões do Brasil e em países estratégicos como Bangladesh, China e Índia, reforçando a resiliência e a solidez da nossa cadeia de suprimentos.
Contato com Sustentabilidade: sustentabilidade@marisa.com.br
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