Como lidar com a sobrecarga na maternidade?

Sabe aquele meme da mãe que reclama do trabalho que dá exercer a maternidade mas quando dizem “por isso que eu não quero ter filhos” a resposta é: “fala isso não, filho é maravilhoso!!!”? Essa sou eu.
Observando minha mãe que teve 6 filhos (a maioria ainda antes de completar 25 anos de idade!) eu já sabia que era trabalho e dos pesados. E hoje, aos 40 anos e com 3 filhos de gerações diferentes – 22, 13 e 1 ano – eu entendi que uma forma de não me deixar afundar em sobrecarga e arrependimentos futuros era justamente não me negligenciar enquanto mulher. Eu não deixei de existir depois que me tornei mãe, e entender isso foi um passo importante para me manter saudável.
Quando uma mulher é chamada de guerreira, é porque ela está muito sobrecarregada. Brinco que em vez de ser chamada de mãe guerreira, meu sonho é ser chamada de uma mãe descansada.
Autoconhecimento não é egoísmo
Quem é você por trás da maternidade? Antes mesmo de pensar se alguém é uma “boa mãe”, mais importante é pensar “essa mãe está sendo amparada nas necessidades dela?”
É fundamental a gente se conhecer, ter um hobby, pelo menos uma atividade em que possamos ser apenas nós mesmas. Eu mesma, toda semana faço aula de bateria. Não preciso criar uma banda, seguir carreira, ser uma rock star. Só preciso daquele momento só pra mim! Confia no processo! Vá com calma, desviando da sobrecarga, que uma hora vai dar bom!
A Veronica por trás da maternidade
Eu gosto de meditar, de viajar, de tocar bateria e ir a shows de rock, e geralmente amo fazer isso sozinha. E tá tudo bem! Sou baterista, mãe e mulher!
Aos olhos dos outros, provavelmente uns outros que não têm filhos, risos, parece um tanto egoísta fazer coisas sozinha depois de me tornar mãe, mas lembre de quantas vezes você já chamou seu filho pra ficar juntinho e ele respondeu algo do tipo “agora não, valeu, estou fazendo outra coisa”. Até eles entendem a importância da individualidade deles sem maiores dramas. Você também tem direito à sua própria individualidade.
Mães felizes criam filhos felizes
Os momentos que dedicamos a nós trazem consequências incríveis. Encontrar esses pontos de equilíbrio entre a criação dos filhos e a infinidade e a complexidade de um ser humano individual é a grande beleza, sem sobrecarga! Afinal, mães felizes criam filhos felizes.
Assista o quarto episódio do documentário “M de Mulher Brasileira: Mães Além da Maternidade” com a Veronica Oliveira:
Compartilhe: